14/03/2018 Equipe Dotcon

Como aumentar a velocidade do meu site?

velocidade do site

Acessar um site com lentidão é sempre uma experiência frustrante, não é mesmo? Quem investe neste projeto espera que ele apresente o melhor desempenho, mas, às vezes, algumas falhas de planejamento podem prejudicar a navegação do usuário.

Além de afetar a imagem do seu negócio, esse problema ainda pode representar a queda no seu faturamento. Para evitar transtornos, é necessário ficar atento e realizar as mudanças necessárias o mais breve possível. Neste artigo, vamos explicar como aumentar a velocidade do seu site. Acompanhe!

 

Motivos para a lentidão de um site

 

Existem diversos fatores que podem interferir na velocidade do seu site. Confira os mais comuns:

 

Tamanho das imagens

 

Sites com muitas imagens podem ter problemas de carregamento por conta do tamanho dos arquivos. Para diminuir a lentidão, reduza o maior número de kbytes possível, sempre respeitando a extensão da imagem e a qualidade de visualização.

 

Recursos e códigos desnecessários

 

A maioria dos sites possuem plugins, que são extensões ou programas que agregam funcionalidades. Muitas vezes, esses elementos acabam tornando-se desnecessários e impactam na velocidade da navegação. Outro problema comum é a maneira como os códigos foram desenvolvidos. Para evitar problemas, é interessante fazer uma revisão para tirar espaços em branco ou trechos desnecessários.

Excesso de informações enviadas ao navegador do usuário

 

Quando o usuário acessa o seu site, são enviados vários arquivos para o navegador, como imagens (GIF, PNG e JPG), JavaScript, jQuery, CSS, entre outros. Quanto maior a quantidade de dados, mais lento será o carregamento. É importante revisar esses elementos e verificar quais podem ser retirados sem prejudicar o funcionamento do site.

 

A influência da hospedagem na velocidade de um site

 

Sem dúvida, um dos fatores que mais impactam a velocidade de um site é o tipo de hospedagem. Os modelos gratuito e compartilhado costumam ser as duas escolhas de quem possui um site pequeno ou não deseja investir muito em um servidor.

 

Essas opções apresentam muitas vantagens, principalmente em relação ao custo e manutenção, mas podem representar transtornos ao longo do tempo. O motivo é simples: um dos principais objetivos de um site é atrair acessos, não é mesmo? Quem desenvolve esse projeto costuma investir em marketing digital e busca o crescimento da marca.

 

Em uma hospedagem gratuita ou compartilhada, a infraestrutura oferecida, na maioria das vezes, não é capaz de receber um grande volume de tráfego. A partir daí, começa a surgir a lentidão, quedas, e outros problemas de navegação.

 

Para garantir que o site sempre ofereça um bom desempenho, o ideal é contar com uma hospedagem gerenciada. Esse conceito é novo no mercado, e consiste em um serviço que une hospedagem e consultoria. A empresa vai identificar quais são as características do seu negócio e criar um servidor que atenda a todas as suas necessidades.

 

Para garantir que o usuário tenha interesse em saber mais sobre o seu negócio, é necessário oferecer uma boa experiência no seu site. Dessa forma, você passa confiança, praticidade e conquista mais clientes. Neste artigo, explicamos como aumentar o desempenho de seu blog.

Ficou com alguma dúvida? Compartilhe com a gente nos comentários!

Tagged: , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *