31/10/2017 Equipe Dotcon

Como funciona uma hospedagem de site?

hospedagem de site

Ter um site é uma necessidade de todos que desejam divulgar um produto/serviço na internet. Para que você possa contar com todos os recursos que esse canal de divulgação pode oferecer, é importante hospedá-lo em um servidor. O assunto parece muito complicado? Não se preocupe, neste artigo, vamos explicar como funciona a hospedagem de site. Acompanhe!

O que é uma hospedagem de site?

 

Um site é um conjunto de arquivos que podem ser baixados e lidos por meio de navegadores como Internet Explorer, Google Chrome, Firefox, entre outros. Esses arquivos ficam disponíveis em um local chamado servidor, que é um computador especializado em hospedar e disponibilizar essas informações de maneira correta.

 

Ou seja, hospedar um site é colocá-lo dentro de um servidor, para que ele possa ser acessado por qualquer dispositivo conectado à internet. Existem empresas especializadas em hospedagem, que possuem grande estrutura tecnológica para manter centenas de servidores funcionando, garantindo a segurança e disponibilidade dos sites em tempo integral.

Qual é a importância de uma hospedagem de site?

 

Antes de falar sobre a importância desse processo, é importante destacar que existem hospedagens pagas e gratuitas. Quando falamos de plataformas como Wix e WordPress.com, é possível criar um site sozinho sem pagar nada pela hospedagem. Apesar da economia, essa opção é bastante limitada, e de acordo com os objetivos do seu negócio pode atrasar o seu crescimento.

 

Ao investir em um plano de hospedagem de site, você pode contar com diversas vantagens como: maior espaço para armazenamento de arquivos, endereço de e-mail personalizado, maior capacidade de tráfego, possibilidade de ter vários domínios, entre outras. Esses fatores ajudam a trazer mais credibilidade para o seu site, conquistando a confiança do seu público-alvo e melhorando seus resultados.

 

Como hospedar meu site?

Existem no mercado diversas empresas de hospedagem. Você pode entrar em contato diretamente com elas e consultar os planos disponíveis. Se você ainda não tem um site pronto, uma boa opção é contratar uma plataforma de sites. Essa empresa vai intermediar todo o processo, tornando a implantação mais rápida e segura. Além disso, você vai contar com todas as facilidades para criar seu ambiente online, já que essas ferramentas costumam ser bem práticas e intuitivas.

 

O primeiro passo para iniciar esse processo é registrar um domínio. Trata-se do endereço utilizado para localizar seu site, por exemplo: www.dotcon.com.br. Você pode registrá-lo diretamente no Registro.br antes de contratar uma empresa de hospedagem ou incluir esse serviço no pacote.

 

A vantagem de registrar o domínio por conta própria é que você não fica vinculado a uma única empresa, mas existem alguns planos que podem ser vantajosos. É muito importante definir quais são os objetivos do seu negócio nos próximos meses para fazer a melhor escolha de hospedagem.

 

Não basta estar presente no ambiente online, é necessário que seu canal de contato seja profissional, eficaz e ofereça segurança ao seu público-alvo. Para garantir todas essas vantagens, é importante pesquisar e encontrar as melhores opções para o seu projeto. Neste artigo, explicamos como funciona a hospedagem de site. Ainda tem alguma dúvida sobre o assunto? Compartilhe com a gente nos comentários!

 

Tagged: , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *