15/06/2018 Vitor Mansur

Como inserir mídias no WordPress?

mídias no WordPress

Em tempos online, preparar um conteúdo multimídia é requisito básico para o sucesso. Isso quer dizer que você deve combinar textos com fotos, vídeos, áudios e outros arquivos que dinamizem o seu material. Mas como inserir mídias no WordPress?

Apesar de ser um procedimento muito simples, existem diversas formas de adequar os seus arquivos para um resultado perfeito. Nesse texto, você irá aprender a gerenciar o seu conteúdo multimídia na plataforma, de uma forma fácil e prática. Confira!

Descarregue as mídias no WordPress

O primeiro passo para inserir mídias no WordPress é fazer o upload dos seus arquivos. Para isso, crie um novo post ou página e clique no espaço em que você deseja incluir o seu arquivo. Em seguida, no canto superior esquerdo da sua área de edição de conteúdo, selecione a opção “Adicionar Mídia” e, em seguida, na biblioteca, clique em Enviar Arquivos para fazer o upload do seu material. Também é possível optar por “Adicionar através da URL”, para mídias que estejam disponíveis online, criando um link – ao invés de fazer o upload.

Detalhes do arquivo

Quando o seu arquivo for descarregado, você verá uma miniatura da sua imagem,  vídeo ou outro arquivo selecionado. Além de confirmar a seleção da mídia para a inserção no seu post ou página, você poderá alterar algumas informações sobre o arquivo no painel “Detalhes do anexo”, do lado direito.

Nesse menu, você poderá encontrar o nome, data de envio e as dimensões do arquivo. Você também vai ver o botão para edição de imagem, que leva à página direcionada para isso, e a opção de excluir permanentemente para deletar o arquivo da sua biblioteca de mídias. As informações editáveis da mídia são o título, a legenda, o texto alternativo e a descrição do seu arquivo.

Logo abaixo, você irá encontrar as Configurações de exibição do anexo, que dizem respeito ao posicionamento, ou alinhamento, ao tamanho e ao link de direcionamento da mídia.

Configurações de exibição do anexo

A primeira opção para definir como sua mídia irá aparecer é definir o alinhamento em relação aos outros conteúdos da página. O padrão é que ela seja inserida sem nenhum alinhamento, o que quer dizer que ela será posicionada à esquerda, sem nenhum elemento flutuando à sua volta. Você pode optar por alinhar à esquerda (com texto à direita, junto à imagem); alinhar à direita (com texto à esquerda, junto à imagem) ou; ao centro, sem texto ao redor.

Em sequência, você poderá alterar as configurações de link. Neste passo, você escolhe para qual endereço URL o usuário será encaminhado se clicar na sua mídia. Você pode optar por remover o link (imagem não clicável), escolhendo a opção “Nenhum”. Ao selecionar a opção “URL personalizada”, você pode digitar um endereço específico que direciona o clique a qualquer outra página de sua preferência. Você pode ainda encaminhar o usuário para uma página de anexo, que depende da formatação do autor do tema; ou criar um link direto para o arquivo, escolhendo a opção “Arquivo de mídia”.

Por último, mas não menos importante, você deve configurar o tamanho do arquivo no seu post ou página. A opção de miniatura (em geral 150×150 px) gera um arquivo quadrado e bem pequeno. Se você optar pelo formato médio (geralmente 300×300 px), sua mídia terá o tamanho padrão para usar com alinhamentos à esquerda/direita, com espaço adequado para a flutuação de textos. Os formatos grandes ocupam o maior espaço possível dependendo da largura da coluna de conteúdo. Já a opção tamanho completo utiliza o tamanho padrão da sua mídia (a menos que ela exceda o espaço destinado ao conteúdo).

Inserir mídias no WordPress

Depois de configurar sua mídia, basta clicar em “adicionar mídia” para que ela apareça no corpo do seu conteúdo, já formatada. Você poderá observar na área de edição de texto a sua mídia no tamanho e alinhamento escolhido por você. Caso não esteja satisfatório, você pode reconfigurar sua mídia, movendo o cursor para cima da sua mídia e clicando no lápis de edição no canto superior esquerdo. Você também pode excluir sua mídia apenas selecionando e deletando como faria com um texto.

Como a Dotcon pode me ajudar?

Aqui na Dotcon, temos um time de especialistas preparados para te ajudar em toda a sua jornada online. Se você tem dificuldades ou dúvidas em como instalar o WordPress ou configurá-lo, deixe que nós cuidamos disso para você!

Além disso, nós contamos com as melhores plataformas e ferramentas de otimização do seu blog.Preparamos todo o terreno para que você consiga deixar seu site em evidência em todos os mecanismos de busca, de forma simples e eficiente.

Além disso, hospedamos o seu site em servidores robustos, que aceleram a navegação e permitem um rankeamento ainda melhor. Conheça um pouco mais das nossas soluções para se tornar uma referência nas buscas do Google!

Tagged: , , , , ,