08/11/2017 Equipe Dotcon

Como preparar minha loja virtual para a Black Friday?

black friday

A Black Friday, uma das datas mais importantes do varejo brasileiro, será realizada no dia 24 de novembro. A ação anual de vendas marcada por grandes descontos foi criada nos EUA e teve sua primeira edição no Brasil em 2010.

De acordo com pesquisa realizada pelo Google, a expectativa é que o e-commerce brasileiro fature em 2017 R$ 2,2 bilhões, 20% a mais do que no ano passado. Diante da promessa de muitas vendas, é importante que os lojistas se planejem para oferecer um bom serviço e se destacar da concorrência. Neste artigo, vamos dar algumas dicas para ter sucesso na Black Friday. Acompanhe!

 

Fique de olho no estoque

 

Se você trabalha com fornecedores, negociar o quanto antes é uma forma de assegurar bons descontos na mercadoria. Para garantir um estoque estratégico, é importante definir quais são seus objetivos com a data. Por exemplo: você pode dar grandes descontos e conseguir aumentar a base de clientes ou priorizar o faturamento.

 

Uma dica é destacar um ou dois produtos que costumam fazer mais sucesso entre os consumidores. Se você possui estoque “encalhado”, é interessante aproveitar a data para fazer uma grande liquidação.

 

Garanta o prazo de entrega

 

De acordo com o Procon, o atraso na entrega é o principal motivo de reclamação dos consumidores que compram online. Causar esse transtorno pode desperdiçar todo o seu investimento na Black Friday, afinal, o cliente provavelmente não voltará a fazer negócio.

 

Além de garantir o estoque, prolongar o prazo de entrega que a loja virtual costuma oferecer é uma forma de evitar problemas. Com o aumento de pedidos, é comum que o processo de embalo e envio fique mais demorado, por isso, estender o prazo pode evitar frustrações.

Invista na divulgação

Envie e-mails para a sua base de clientes lembrando que a Black Friday se aproxima e que eles poderão aproveitar boas ofertas. Outra ação necessária é fazer algumas alterações de cores no layout e incluir banners, mostrando que a loja já está entrando no clima.

 

Nas redes sociais, crie posts destacando os principais produtos que estarão em oferta. Na descrição dos posts, procure usar frases que estimulem a compra, como “é só hoje” ou “últimos no estoque”.

 

Organize o seu atendimento

 

É comum que o número de atendimentos aumente durante e após a Black Friday. Para dar o suporte necessário aos consumidores, se planeje para estender o horário de atendimento.

 

Contratar colaboradores temporários para ajudar nesse período é uma opção válida, já que o Natal também pode trazer um aumento na demanda. Uma opção de atendimento simples é criar uma FAQ especial para responder todas as dúvidas relacionadas ao site.

 

A Black Friday é uma data importante para o e-commerce e sempre traz grandes expectativas de vendas para os lojistas. Para evitar prejuízos, é importante criar uma estratégia de vendas e se planejar para garantir a satisfação do consumidor. Neste artigo, trouxemos algumas dicas para garantir o sucesso da sua loja virtual na Black Friday.

 

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