05/10/2017 Equipe Dotcon

Como registrar um domínio?

como registrar um domínio

As ferramentas gratuitas da internet permitem colocar um site no ar em poucos minutos, mas se a ideia é criar um ambiente online mais profissional, é necessário investir na criação do endereço da sua marca na internet. Não sabe por onde começar? Não se preocupe, neste artigo, vamos explicar como registrar um domínio, acompanhe!

O que é um domínio?

 

Explicando de maneira simples, trata-se do endereço utilizado para localizar um site na internet (por exemplo: https://dotcon.com.br). Se não fosse o domínio, toda vez que precisássemos acessar um site, seria necessário digitar uma sequência de 10 números IP para localizá-lo dentro de um servidor. Existem dois tipos de domínios: os nacionais e internacionais. Confira a seguir algumas informações sobre eles:

 

Domínios nacionais

 

No geral, a maioria dos domínios nacionais terminam com .com.br, mas existem diversas variações. Pessoas físicas podem utilizar domínios com a sua profissão, por exemplo:

 

  • adv.br (Advogados)
  • fot.br (Fotógrafos)
  • med.br (Médicos)
  • mus.br (Músicos)
  • odo.br (Dentistas)

 

Também é possível utilizar o nome da cidade onde o negócio está localizado. Essa opção é válida para pessoas físicas e jurídicas. Confira alguns exemplos:

 

  • abc.br (Região do ABC Paulista)
  • bhz.br (Belo Horizonte)
  • floripa.br (Florianópolis)
  • fortal.br (Fortaleza)
  • poa.br (Porto Alegre)

 

Domínios internacionais

 

Costumam terminar com .com, .net e .org e podem ser usados normalmente por sites brasileiros. A principal diferença em relação aos domínios nacionais é o valor, já que pode variar muito e ser mais caro. Se a ideia é criar um site que futuramente seja traduzido para outras línguas, é interessante investir nesse tipo de domínio, mas em outros casos o nacional atende muito bem as necessidades de um negócio.

 

Qual a importância do domínio?

 

Para passar credibilidade e segurança ao consumidor, é interessante hospedar o seu site em um servidor. Esse serviço permite que você tenha um endereço de e-mail personalizado (por exemplo: [email protected]), além de diversas outras vantagens. O primeiro passo para a hospedagem de um site é a criação de um domínio. Além disso, ao criar esse endereço, você estará garantido que nenhum outro negócio utilize o nome do seu negócio e prejudique a sua marca.

 

Como registrar um domínio?

 

Esse processo pode ser feito 100% online e de maneira simples. No caso dos domínios nacionais, o registro é feito pelo Registro.br. É só acessar o site, pesquisar o nome desejado e, se ele estiver disponível, realizar o registro. Se você preferir, pode contar com a ajuda de empresas especializadas. Elas vão intermediar esse registro, além de ajudar na hospedagem do seu site.

 

O pagamento costuma ser realizado por meio de cartão de crédito ou boleto bancário. Um domínio tem a duração de 1 ano e após esse período é necessário fazer a renovação. Caso você não renove, o endereço volta a ficar disponível para a utilização de outras pessoas.

 

Criar um site profissional é um passo importante para o crescimento do seu negócio. Para começar esse projeto, é necessário investir na criação do seu endereço online e garantir que o seu consumidor consiga te localizar de maneira fácil. Neste artigo, explicamos como registrar um domínio.

 

Gostou do conteúdo? Siga-nos no Facebook e fique por dentro das novidades do blog!

Tagged: , ,

Comentário (1)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *