04/04/2018 Equipe Dotcon

Como segmentar as listas de e-mails marketing?

Uma das principais vantagens em do e-mail marketing é a sua total adequação a cada tipo de negócio. Por ser customizável, cada campanha é concebida totalmente sob medida ao produto específico e ao público que irá recebê-la. Por isso, é fundamental segmentar as listas de e-mails marketing e garantir que está mandando conteúdo para quem se interessa por ele.

Cada vez que você enche as caixas de entrada do seu público com e-mails que não foram pensados especialmente para eles, aumentam as chances de pedidos saída da sua lista de transmissão. Por isso, nada mais importante que fugir das campanhas padronizadas enviadas a esmo. Confira algumas dicas!

 

Descubra quem é seu público

Antes de mais nada, você precisa entender como se construiu a sua lista de contatos. Por exemplo, alguns e-mails chegaram a você pelo cadastro no blog e se interessam pelo seu conteúdo. Outros já são clientes que realizaram compras de produtos ou serviços. Eventualmente, pode ser que haja pessoas que se cadastraram para receber descontos ou materiais gratuitos.

Cada um desses contatos tem um perfil diferente e se interessou por algo específico que você ofereceu. Você também deve tentar coletar o máximo de informações dessas pessoas: gênero, idade, localização, renda, profissão e tudo quanto for importante no momento de decisão de compra. Saber o que o seu público espera receber de você, ajuda a formatar o seu conteúdo e deixá-lo muito mais interessante para quem recebe.

Traces metas para cada campanha

Antes de começar a segmentar as listas de e-mails marketing, é fundamental você entender quais são os objetivos com aquela ação. Uma campanha de aumento de seguidores no Facebook, por exemplo, é feita de forma muito diferente de uma queima de estoque.

E é claro que as pessoas que irão receber cada uma dessas campanhas também tem um perfil diferente de interação com a sua marca. Por isso, antecipar os resultados que você pretende ter com sua comunicação é um dos primeiros passos antes de segmentar as listas de e-mails marketing.

É a hora de segmentar as listas de e-mails marketing

Você já definiu bem os objetivos da campanha e tem muita informação sobre o seu público. Agora é só mirar no público alvo antes de disparar os e-mails. É importante avaliar quais critérios importam para cada campanha e que não existe uma única regra de segmentação.

Existem algumas ações que são totalmente voltadas para o público feminino, por exemplo. Nesse caso, enviar essa campanha para homens seria um erro que poderia custar o cancelamento desses contatos na sua lista de transmissão. Também não é muito eficaz mandar promoções de brinquedos para adultos sem filhos. É claro que eventualmente existem clientes fora do nicho que podem se interessar pelos seus produtos, mas a comunicação é tão eficaz quanto mais certeiro você for. Tente enviar o conteúdo que realmente interessa a cada público.

Aposte nas ferramentas certas

Todos os seus contatos podem e devem estar em listas de interesse demonstrado, além das informações básicas, para cada tipo de campanha até afinar ao máximo a tarefa de segmentar as listas de e-mails marketing.

Você pode utilizar métodos que façam isso de maneira automática, para facilitar os seus processos. Existem ferramentas que criam as listas de acordo com a interação de cada usuário com seu site. Por exemplo, quando um usuário faz um download no seu site, ele automaticamente já é cadastrado como interessado naquele tipo de conteúdo, numa lista voltada para esse tipo de material.

Por isso, procure ferramentas integradas, para que nenhuma informação seja perdida no processo. Avalie as demandas do seu negócio e escolha um serviço que possa criar listas distintas, com segmentação automatizada e, sobretudo, com espaço para geração de relatórios e análise de resultados.

Como a Dotcon pode me ajudar?

Todas as nossas plataformas são integradas com sistemas de e-mail marketing, facilitando a captação de e-mails e o envio de seu conteúdo. Essas ferramentas organizam seus contatos em listas e possibilitam a segmentação dos e-mails cadastrados por nichos de interesse. Conheça mais as nossas soluções de interação com seu público!

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Cada campanha deve ser medida e é fundamental segmentar as listas de e-mails marketing e garantir que está mandando conteúdo para quem se interessa por ele.
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