21/03/2018 Equipe Dotcon

Como a velocidade do site impacta no posicionamento no Google?

Uma das principais características da internet é a velocidade com que consumimos as informações. Em poucos cliques, é possível ter acesso ao conteúdo de diversos sites, interagir nas redes sociais, publicar fotos e vídeos, entre outras ações.

Diante desse contexto, sites com lentidão não são bem vistos pelo usuário.

A velocidade de navegação é tão importante que pode até mesmo impactar no seu posicionamento no Google. Neste artigo, vamos explicar porque isso acontece e dar algumas dicas para evitar esse problema. Acompanhe!

 

Velocidade do site e posicionamento no Google: qual é a relação?

 

O Google é uma das empresas mais importantes da história e revolucionou a forma como navegamos na internet. De acordo com o último ranking anual da BrandZ, ela é a segunda marca mais importante do mundo, ficando atrás apenas da Apple. O sucesso da organização não é a toa, já que uma das suas principais características é o investimento constante no desenvolvimento de novas ferramentas e funcionalidades.

 

Quando falamos especificamente do buscador, existe um trabalho complexo de rastreamento das páginas, links, conteúdo e outros elementos em todos os sites indexados no Google. Esse esforço, que é constantemente aprimorado, tem como objetivo exibir os melhores resultados ao usuário. Entre os critérios importantes para a busca, está a velocidade do site.

 

O buscador entende que páginas com lentidão não oferecem uma boa navegação. Por esse motivo, o seu posicionamento no Google pode ser prejudicado caso o site apresente problemas na velocidade.

 

O que é o Page Speed Insights?

 

O Google se preocupa tanto com a velocidade da navegação dos usuários que desenvolveu uma ferramenta gratuita chamada Page Speed Insights. Ela analisa o desempenho do site, além de apontar quais são os ajustes necessários para otimizar sua performance.

 

A pontuação varia de 0 a 100, e um resultado acima de 85 aponta que o seu site tem a velocidade adequada. Outra característica interessante é que a ferramenta analisa separadamente o desempenho em dispositivos móveis e desktop.

 

Vale lembrar que problemas de lentidão podem impactar não só o seu posicionamento no Google, como também a satisfação do seu consumidor e a credibilidade da marca. Utilize ferramentas como o Page Speed Insights para identificar possíveis falhas o quanto antes e fazer as modificações necessárias.

 

Como aumentar a velocidade do meu site?

 

Temos aqui no blog um post completo sobre o assunto, mas vale relembrar rapidamente algumas estratégias que podem ajudar:

 

  • Verifique o tamanho das imagens e reduza arquivos muito grandes;
  • Exclua recursos, plug-ins e códigos desnecessários;
  • Veja se existe um excesso de informações enviadas ao navegador do usuário;
  • Confirme se a hospedagem utilizada oferece as características necessárias para a demanda do seu site.

Oferecer uma navegação rápida ao usuário pode ser um diferencial competitivo para o seu negócio. Estar atento aos detalhes e fazer testes com frequência é uma maneira de garantir mais acessos e bons resultados. Neste artigo, explicamos como a velocidade do site impacta no seu posicionamento no Google.

 

Gostou do conteúdo? Então, curta nossa página no Facebook e fique por dentro das novidades do blog!

 

Tagged: , , ,