21/09/2017 Equipe Dotcon

Montar um E-commerce é uma boa opção para o seu negócio?

e-commerce

Se você é um empreendedor, provavelmente já passou pela sua cabeça a ideia de montar uma loja virtual. Esse segmento de negócio, que surgiu nos Estados Unidos nos anos 90, está cada vez mais presente na vida dos brasileiros. Se no começo era apenas possível comprar objetos simples, como livros e CD’s, hoje já podemos até mesmo adquirir carros por meio do e-commerce.

 

Apesar da popularização do segmento, é comum que exista muitas dúvidas sobre esse investimento. Será que as pessoas realmente estão dispostas a comprar o seu produto/serviço pela internet? Neste artigo, vamos fazer uma reflexão sobre o assunto. Acompanhe!

Dados sobre o e-commerce brasileiro

 

Antes de começar, confira a seguir alguns dados sobre o e-commerce brasileiro:

 

  • Os brasileiros investem mais em compras online no que no shopping (Ipsos Connect)
  • As vendas pela internet devem dobrar até 2021 (Google)
  • Vendas do e-commerce devem se manter em alta pelo sétimo ano consecutivo (IBGE)
  • O e-commerce faturou R$21 bilhões no primeiro semestre de 2017, registrando um crescimento de 7,5% em relação ao ano anterior (Ebit)
  • 13% dos e-commerces também possuem loja física (BigDataCorp)

 

O consumidor está cada vez mais habituado ao e-commerce

 

Os dados acima mostram como o consumidor brasileiro já incorporou as compras online no seu dia a dia. Se antigamente existia uma grande preocupação com a segurança, hoje as pessoas sentem mais confiança ao realizar transações online.

 

O avanço tecnológico foi um dos principais fatores para essa mudança. De acordo com o IBGE, o uso de smartphones para o acesso à internet já é maior do que a utilização dos PC’s. Esse comportamento mobile fez com que o consumidor passasse a valorizar a praticidade no dia a dia e aumentou o hábito de pesquisa na internet antes de fechar negócio.

 

Além disso, a tecnologia voltada para o mercado de e-commerce também evolui muito. Nos primeiros anos do segmento no país, eram poucas as plataformas disponíveis para montar uma loja virtual. Hoje, existem várias opções no mercado, voltadas para todos os tipos de negócio.

 

Os avanços no marketing também contribuíram para a adaptação dos consumidores ao e-commerce. Os especialistas da área estão sempre estudando o mercado e desenvolvendo novas estratégias, que aliadas a ferramentas tecnológicas trazem cada vez mais lucro aos lojistas.

 

Integração de loja física e virtual pode fidelizar o cliente

 

Se você tem uma loja física, integrá-la ao e-commerce pode ser uma ótima oportunidade de expandir seu negócio e fidelizar o cliente. Esse é o primeiro passo para criar uma empresa multicanal, ou seja, que oferece diversos canais de venda integrados.

 

Grandes varejistas apostam nessa estratégia, que tem como objetivo oferecer uma experiência de compra única ao cliente. Eles costumam oferecer a opção de comprar no site e retirar ou trocar o produto na loja física, por exemplo. Essa é uma maneira de se destacar da sua concorrência e aumentar o faturamento do seu negócio.

 

Depois dessa reflexão, voltamos a pergunta inicial deste artigo: montar uma loja virtual é uma boa opção para o seu negócio? Com planejamento, estudo e bons investimentos, com certeza essa é uma ótima alternativa para expandir sua marca e conquistar ótimos resultados.

 

Gostou do artigo? Aproveite para conferir também o que considerar na hora de montar uma loja virtual.

 

Tagged: , , , , , ,

Comentário (1)

Comentários desabilitados.