27/09/2017 Equipe Dotcon

É possível criar um site profissional sozinho?

Criar um site profissionall

A internet trouxe um grande volume de conhecimento para os usuários, que podem tanto consumir como disponibilizar informações online com rapidez e facilidade. Quando falamos de empreendedores, criar um site profissional tornou-se um requisito básico para se relacionar com o público-alvo, divulgar produtos/serviços e aumentar as vendas.

 

Apesar dessa necessidade, o fato é que nem todos possuem conhecimento em tecnologia, programação e web design, e contratar o serviço desses profissionais exige um investimento alto. É nesse momento que surge a dúvida: é possível criar um site profissional sozinho? Neste artigo, vamos te responder essa pergunta. Acompanhe!

Ferramentas para criação de sites

 

Felizmente, existem várias opções de ferramentas para quem possui pouco ou nenhum conhecimento técnico sobre a criação de sites. Basicamente, elas são divididas em dois tipos:

 

Criadores de site

 

Esse tipo de ferramenta oferece centenas de layouts prontos. O usuário, após escolher um modelo, só precisa incluir as imagens, os textos e outras funcionalidades básicas. Os criadores de site são gratuitos e, por conta disso, não oferecem tantas opções de customização.

 

Plataforma de site

 

Assim como os criadores de site, as plataformas também oferecem modelos de layout prontos e o usuário pode customizar da maneira que preferir. A diferença é que essa ferramenta é disponibilizada por empresas que oferecem suporte e ajudam o usuário com a hospedagem e domínio.

Além disso, as opções de customização são mais avançadas, dando ao site uma aparência e estrutura mais profissional. Esse modelo é pago, mas os planos costumam ser de baixo custo e oferecem flexibilidade (podem ser mensais ou anuais).

 

Dicas para criar um site profissional

 

Independentemente da sua escolha, é importante começar o projeto com um conhecimento básico do que deve ser incluído no site. Existem diversos tutoriais no Youtube ou blogs especializados que podem ajudar aqueles que querem montar um site sozinhos. A seguir, separamos algumas dicas que podem te ajudar, confira!

 

Defina sua identidade visual

 

Antes de criar um site, é interessante ter a identidade visual da marca definida. Trata-se de um conjunto de elementos visuais que representam a identidade do seu negócio, mesclando os conceitos e valores da sua empresa. A base para a identidade visual é o logotipo, que é uma representação gráfica dessas ideias.

 

Tenha referências

 

Faça uma pesquisa dos sites da sua concorrência e veja quais são as características em comum, os tipos de imagens, o formato do conteúdo, entre outros elementos. Também é válido buscar ideias nas empresas que você admira – observe o que considera mais interessante e adapte ao seu site de acordo com o seu público-alvo.

 

Escolha imagens originais

 

A parte visual do site é muito importante, e os bancos de imagem costumam ser utilizados com frequência nessa etapa. Essa opção é muito válida em alguns momentos, mais o ideal é que você produza seu próprio material. Se você possui um consultório, por exemplo, inclua imagens do ambiente. Ser original é uma forma de passar segurança ao consumidor e se destacar da concorrência.

 

Se dedique ao conteúdo

 

Apresente as informações básicas sobre o seu negócio, como endereço, canais de contato e os produtos/serviços oferecidos. Fique atento à qualidade dos textos, erros de gramática ou conteúdo pouco atrativo podem causar insegurança no seu público-alvo.

 

Criar um site profissional é um trabalho que exige dedicação e tempo, mas graças às ferramentas disponíveis na internet é possível encarar o desafio sozinho. Neste artigo, mostramos as opções disponíveis no mercado e algumas dicas para realizar esse processo.

 

Ainda tem alguma dúvida sobre o assunto? Compartilhe com a gente nos comentários.

Tagged: , , ,