28/03/2018 Equipe Dotcon

E-mail marketing é spam?

Mandar mensagens personalizadas para os seus clientes é uma ótima ferramenta para divulgar o seu negócio. Mas muita gente se incomoda de ter a caixa de entrada cheia de conteúdo não requisitado. Como resolver essa equação? E-mail marketing é spam afinal?

A resposta é simples: não precisa ser. E ter um conteúdo relevante e bem formatado é o que faz a diferença nessa percepção do público. Confira as cinco dicas para transformar a sua comunicação direta na sua melhor ferramenta de marketing.

Não envie mensagens a quem não solicitou

Nada é mais importante para não se tornar um spam do que nunca enviar e-mails para quem não se inscreveu na sua lista. Valorize a importância dos formulários de cadastro no seu blog ou site e crie uma lista de disparo autorizada. Nunca compre listas para o seu mailing, veja porque no nosso artigo.

Também ofereça a opção de descadastro na sua lista, em todo o seu material enviado. O “Opt-out”, que permite a retirada do e-mail particular da sua lista, aumenta a confiança do cliente na sua empresa e diminui as chances de descontentamento com as mensagens.

Produza conteúdo relevante

Propaganda é importante, mas nem sempre gera interesse. Por isso, envie para sua lista um conteúdo útil, que desperte o interesse de quem recebe. Dessa forma, quando vierem as propagandas, os usuários não sentirão que seu e-mail marketing é spam.

Um grande incentivo para gerar vínculo e boas expectativas é avisar o tipo de conteúdo que você pretende enviar. No seu formulário de inscrição, deixe claro que as pessoas receberão notícias, artigos, e-books e outros conteúdos de interesse.

Otimize sua formatação

Não tome tempo demais do seu leitor. Organize suas informações de maneira inteligente, para que as pessoas encontrem rapidamente o que precisam ler. Vá direto ao ponto e evite textos muito longos: deixe os conteúdos extensos em links externos, apenas para quem tiver interesse em saber mais.

Aposte em uma formatação simples, em HTML, e escolha um template leve. Evite enviar um único arquivo em imagem, pois o provedor de e-mail pode não carregá-la e o leitor pode achar que seu e-mail marketing é spam. Combine as imagens com textos no corpo do e-mail.

EVITE TUDO QUE POSSA PARECER SPAM!!!!!

Algumas características dos e-mails indesejados muitas vezes são incorporados pelas empresas, com o objetivo de chamar a atenção. Escolha um título curto e objetivo e fuja da caixa alta. Muitos provedores enviam e-mails com títulos em caixa alta direto para caixa de spam.

Sempre que possível, opte por cores neutras em seu texto. Não abuse do vermelho nas fontes nem exagere nos acentos gráficos. Múltiplas exclamações ou interrogações são muito associadas a spam. Também evite os termos que pareçam caça-cliques como “grátis”, “corra”, “aproveite” ou outras terminologias do gênero que possam parecer que seu e-mail marketing é spam.

Escolha a melhor plataforma para envio

Existem diversas ferramentas voltadas para o disparo de e-mail marketing. Com elas, além de fugir da caixa de spam, você aumenta o seu controle sobre os efeitos da sua campanha. Você pode observar as interações de usuários, os cliques, horários de abertura e taxas de conversão.

Além disso, você consegue direcionar melhor suas campanhas por nicho, observando os relatórios e estatísticas antes de enviar seus e-mails. Crie listas específicas para cada um dos públicos e aposte nisso.

 

Como a Dotcon pode me ajudar?

Todas as nossas plataformas são integradas com sistemas de e-mail marketing, facilitando a captação de e-mails e o envio de seu conteúdo. Essas ferramentas

organizam seus contatos em listas e possibilitam a segmentação dos e-mails cadastrados por nichos de interesse. Conheça mais as nossas soluções de interação com seu público!

 

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