11/04/2018 Equipe Dotcon

O que é uma hospedagem gerenciada?

hospedagem-gerenciada

A hospedagem é uma das partes mais importantes de um site. Ela influencia diretamente em seu desempenho, determina a capacidade de armazenamento, o volume de tráfego, a velocidade na navegação, entre outras características importantes.

Existem vários tipos de hospedagem, que são indicados de acordo com a necessidade de cada pessoa. No post de hoje, vamos explicar como a hospedagem gerenciada funciona, quais são suas vantagens e para quem ela é recomendada. Acompanhe!

 

Resumo sobre as hospedagens disponíveis no mercado

 

Antes de explicar o conceito de hospedagem gerenciada, vamos fazer um breve resumo sobre os 3 tipos de hospedagem mais comuns:

 

Hospedagem compartilhada: nesse modelo, que é o mais utilizado do mercado, vários sites compartilham o mesmo servidor. Quem não tem muito conhecimento técnico pode ficar tranquilo, já que são as empresas prestadoras do serviço que realizam toda a manutenção necessária no servidor.

 

Hospedagem dedicada: nesse caso, o servidor é utilizado apenas por um site. Essa exclusividade traz vantagens, como um melhor desempenho, maior espaço de armazenamento, mais flexibilidade, entre outras. Esse tipo de hospedagem exige que a pessoa responsável pelo site tenha um conhecimento técnico avançado, já que ela é a responsável pela instalação e manutenção do servidor.

 

Hospedagem VPS: é uma espécie de mistura entre os modelos anteriores. Nesse tipo de hospedagem, um servidor dedicado por ser “alugado” e dividido em servidores menores, com menos recursos. O resultado dessa divisão são máquinas que hospedam um único site. Ou seja, teoricamente vários sites dividem o mesmo servidor, mas cada um possui sua hospedagem própria.

 

O que é a hospedagem gerenciada?

 

Agora que você conferiu como os tipos de hospedagem mais utilizados do mercado funcionam, vamos explicar esse novo conceito. A hospedagem gerenciada consiste na criação de uma hospedagem personalizada para cada site por meio de um servidor VPS. A empresa que oferece esse serviço vai fazer um estudo do seu projeto, levantando qual é a expectativa do volume de acessos e outras informações relevantes.

 

Quais são as vantagens?

 

Uma das principais vantagens é que você pode contar com todos os benefícios dos outros tipos de hospedagem em um único serviço e com um custo menor. Mesmo que não tem conhecimento técnico pode ficar tranquilo, pois a empresa responsável pela hospedagem vai fazer a instalação e manutenção do serviço.

 

A infraestrutura oferecida é maior do que encontramos em uma hospedagem compartilhada, pois existe um servidor dedicado para cada site. Mesmo com essa exclusividade, o custo é menor em relação a um servidor dedicado, pois esse modelo tem como base a hospedagem VPS (que possui um valor intermediário no mercado). Além disso, todo serviço feito sob medida traz mais segurança e garantia de que o site apresente o desempenho esperado.

 

Cuidar da infraestrutura do seu site é muito importante para garantir o sucesso do seu projeto. Para fazer a escolha certa, pesquise todas as opções do mercado e veja qual se encaixa nas suas necessidades. Neste artigo, explicamos o que é a hospedagem gerenciada e suas vantagens.

 

Ainda ficou com alguma dúvida? Compartilhe com a gente nos comentários!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *