11/10/2017 Equipe Dotcon

O que é o SKU?

SKU

Após escolher a sua plataforma de e-commerce, chega o momento do cadastro dos produtos. É fundamental que essa tarefa seja feita com atenção, afinal, você está montando a vitrine da sua loja virtual. Além da descrição, imagens e outros detalhes, existe um campo que deve ser preenchido com todo o cuidado: o SKU. Neste artigo, vamos explicar o que é esse código e a sua importância para uma loja virtual. Boa leitura!

O que é o SKU?

 

Trata-se da abreviação do termo Stock Keeping Unit (Unidade de Controle de Estoque). Ele é um código identificador muito utilizado no segmento de logística, e sua função é diferenciar os produtos de um estoque de acordo com as suas características específicas.

 

Explicando de maneira simples, é como se cada produto tivesse um número de RG que o identificasse dentro da sua categoria. Por exemplo, imagine o estoque do e-commerce de um grande varejista. Nele existem 50 smartphones brancos da marca X e 50 smartphones da mesma marca, mas da cor preta.

 

Apesar de tratar-se de um único produto do mesmo fabricante, eles devem ser classificados de maneira diferente no estoque, pois possuem características distintas. Nesse caso é a cor, mas poderiam ser outras particularidades, como o tamanho, por exemplo. Ou seja, nesse exemplo, seria necessário criar dois SKU’s para esse produto.

 

Qual a importância do SKU?

 

Esse código é fundamental na gestão de estoque, pois ele permite controlar a quantidade de produtos, a demanda de pedidos e outros processos de logística. Voltemos ao exemplo do e-commerce de um grande varejista. Imagine como seria difícil contabilizar e administrar centenas de mercadorias se não houvesse um código que identificasse cada tipo de produto.

Mesmo para lojas virtuais que estão começando, o SKU é importante para ter uma visão geral da mercadoria e fazer a gestão de logística de maneira mais organizada, evitando a entrega de mercadorias erradas. Esse código também é importante caso você, futuramente, deseje integrar a sua loja virtual a outros sistemas, como um marketplace, por exemplo.

 

Como criar um SKU?

 

O SKU pode ser definido de diversas formas, de acordo com o padrão escolhido pelo lojista. Por exemplo, se o produto é uma bota preta da Azaleia tamanho P, uma sugestão de SKU seria AZABOTPP (três primeiras letras da marca+três primeiras letras do produto+inicial da cor+tamanho). A ideia é criar um código que defina qual é o seu produto, mostrando suas principais características de maneira objetiva.

 

No geral, é interessante que o SKU apresente as seguintes informações: fabricante, material, tamanho e cor. Se existirem outras características importantes, como descrição do produto ou embalagem específica, também é interessante que seja incluído.

 

Confira a seguir algumas dicas para criar um bom SKU:

 

  • Evite caracteres especiais, como *, -, #, entre outros, pois em algumas integrações com outros sistemas pode causar problemas;
  • Sempre que possível, procure criar SKU’s objetivos;
  • Priorize o uso de letras ao invés de números, pois facilita a leitura.

 

Organizar o seu estoque é uma das maneiras de garantir um processo de entrega rápido e eficaz. Criar um bom SKU pode determinar o sucesso da sua logística, por isso, é importante se informar para fazer o cadastro corretamente. Neste artigo, explicamos o que significa esse termo, sua importância e como criá-lo da maneira correta.

 

Ainda tem alguma dúvida sobre o SKU? Compartilhe com a gente nos comentários!

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