28/02/2018 Equipe Dotcon

O que é SEO? Como ser referência nas buscas do Google

o que é seo

Aparecer no topo das pesquisas do Google é o maior desafio de qualquer negócio online. Para isso, as empresas investem em estratégias de otimização do seu site, para estar melhor posicionado nas buscas. Mas o que é o SEO? Do inglês, Search Engine Optimization, o SEO é o conjunto de ferramentas que possibilitam um rankeamento melhor para o seu site.

A maioria dos seus clientes encontra produtos, serviços e informações pelos buscadores, como o Google, sobretudo. Como os cliques normalmente acontecem na primeira página da busca, é fundamental estar entre os 10 primeiros resultados. Mas como se tornar uma referência nas pesquisas do seu cliente e obter sucesso?

Se você quer conhecer a importância da otimização do seu site, leia o nosso artigo sobre o quanto esse processo pode ser fundamental

O que é SEO e como ele funciona?

Antes de mais nada, é preciso entender que o processo de busca é baseado em um algoritmo para encontrar os melhores resultados para cada pesquisa. Isso quer dizer que os buscadores como Google, Bing ou Yahoo! irão encontrar o conteúdo que provavelmente é mais relevante para as palavras-chave que você digitou.

Então, as técnicas utilizadas para indicar a essa inteligência artificial que o seu conteúdo é mais relevante – e que portanto deve ser exibido primeiro – formam o SEO. Isso quer dizer incrementar as palavras-chave, os títulos de página, os textos, imagens e, inclusive, parte do código programado no seu site.

Posso cuidar do meu SEO?

Muitas empresas optam por ser responsável pelo gerenciamento do SEO – é o chamado SEO inhouse. Nesses casos, é importante que toda a equipe atue de forma integrada, com consistência para que todo o conteúdo gerado seja relevante para os buscadores. É fundamental estar ligado nas mudanças de algoritimo e de tendências: mesmo profissionais experientes de marketing ou TI podem ser surpreendidos por maus resultados se não estiverem atentos às novidades. Se você quiser saber um pouco mais sobre como gerenciar o SEO inhouse, recomendamos esse excelente artigo (em inglês) da Sem Rush.

Para quem quer deixar o trabalho para quem entende do assunto – e está disposto a investir um pouco mais no processo -, o serviço pode ser realizado por uma agência de marketing digital. Nesse caso, os Administradores de Mecanismos de Busca, ou SEMs, cuidam da otimização do site com conhecimento mais especializado e acesso a plataformas e ferramentas que podem trazer melhores resultados.

É possível ter bons resultados com o SEO inhouse?

Se você entende o que é SEO e tem acesso a boas ferramentas de otimização, você pode ter ótimos resultados com o SEO inhouse. Isso porque ninguém mais que alguém da própria empresa para saber os pontos fortes e fracos do seu negócio para traçar estratégias de marketing.

Entretanto, vale lembrar que, se você não é um especialista, vai ter que dedicar muito mais esforço para acompanhar as novidades que os buscadores fornecem. Por essa razão, os resultados do SEO inhouse costumam ser menos bons do que aqueles oferecidos por empresas especializadas. De toda forma, um bom time dedicado dentro da própria empresa pode colher bons frutos com um custo menor.

Por isso, vale a pena avaliar cada uma das opções e dos profissionais que você tem disponível antes de escolher investir no SEO inhouse ou terceirizar a otimização.

Como a Dotcon pode me ajudar com o SEO?

Nós contamos com as melhores plataformas e ferramentas de otimização do seu site. Nosso time de especialistas prepara todo o terreno para que você consiga deixar seu site em evidência em todos os mecanismos de busca, de forma simples e eficiente.

Além disso, hospedamos o seu site em servidores robustos, que aceleram a navegação e permitem um rankeamento ainda melhor. Conheça um pouco mais das nossas soluções para se tornar uma referência nas buscas do Google!

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