06/09/2017 Equipe Dotcon

O que eu preciso saber antes de criar um site para a minha empresa?

criar um site

Estar presente na internet é fundamental para qualquer negócio e criar um site é o primeiro passo para se posicionar no ambiente online. Esse canal pode ser considerado a principal ferramenta de marketing de uma empresa, afinal, é por meio dele que o consumidor pode conhecer os seus produtos/serviços e entrar em contato.

 

Como qualquer projeto, é necessário realizar um planejamento para que as necessidades fiquem claras e os objetivos possam ser alcançados. Ainda não sabe por onde começar? Não se preocupe, neste artigo, vamos mostrar o que é preciso saber antes de começar. Acompanhe!

As características do seu público-alvo

 

Nesse primeiro momento, é muito importante pensar sobre as principais características do seu público-alvo. Se a ideia é fazer um site para um salão de beleza, por exemplo, é interessante incluir muitas fotos de clientes que já foram atendidos no local.

 

Se atente também à faixa etária do seu público-alvo. Adolescentes e jovens costumam valorizar um conteúdo mais interativo, cores vibrantes, entre outros elementos. Esse estilo pode não agradar tanto um público mais velho, que pode preferir um site mais clean e objetivo.

 

A identidade visual da sua marca

 

Antes de criar um site, é interessante ter a identidade visual da marca definida. Trata-se de um conjunto de elementos visuais que representam a identidade do seu negócio, mesclando os conceitos e valores da sua empresa. A base para a identidade visual é o logotipo, que é uma representação gráfica dessas ideias.

 

O valor disponível para o investimento

 

Quando falamos de investimento, é importante lembrar que existem no mercado basicamente três opções para quem deseja criar um site:

 

  • Versão gratuita: algumas empresas oferecem planos gratuitos. Geralmente, eles possuem algumas limitações, como falta de acesso a templates personalizados, pouco espaço e impossibilidade de escolher o próprio domínio.
  • Plataforma de site: são a melhor opção para quem deseja um site de qualidade sem a necessidade de um grande investimento. Possuem templates personalizados, boas funcionalidades e facilidade de implantação. As plataformas de site são pagas e os planos costumam ser anuais ou mensais.
  • Sites profissionais: exigem a contratação de um desenvolvedor e webdesigner e costumam exigir um alto investimento. Apresentam ótimos resultados e são 100% customizáveis, de acordo com a necessidade do cliente.

 

Informações sobre o seu negócio

 

Quando as pessoas acessam um site, estão procurando informações sobre a empresa, por isso, o conteúdo é uma das partes mais importantes desse canal. Apresente as informações básicas sobre o seu negócio, como endereço, canais de contato e os produtos/serviços oferecidos. Procure incluir imagens e vídeos para facilitar a compreensão das informações. Fique atento à qualidade dos textos, erros de gramática ou conteúdo pouco atrativo podem causar insegurança no seu público-alvo.

 

Além de informar as pessoas, um bom conteúdo pode ajudar no SEO (Search Engine Optimization ou otimização de sites). Essa técnica tem como objetivo tornar o site mais relevante para os algoritmos do Google, destacando sua empresa nas buscas.

 

Criar um site traz credibilidade para o seu negócio e ajuda a atrair novos negócios. Antes de começar a investir no projeto, se planeje e identifique quais pontos devem ser desenvolvidos. Neste artigo, trouxemos algumas dicas para começar da maneira correta.

Gostou do conteúdo? Siga-nos no Facebook e fique por dentro das novidades do blog!

 

Tagged: , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *