28/11/2017 Equipe Dotcon

Por que o custo de uma hospedagem de site varia tanto?

custo-de-hospedagem

Após decidirem hospedar um site, as pessoas que não possuem tanto conhecimento sobre o assunto logo se veem cheias de dúvidas. Além de escolher um domínio, é necessário contratar um servidor para realizar a hospedagem.

Caso você já tenha feito alguma pesquisa sobre o assunto, deve ter se deparado com várias empresas, condições, serviços e valores. Fica até um pouco difícil entender porque os preços variam tanto, não é mesmo? Mas não se preocupe, neste artigo, vamos explicar as características que definem o custo de uma hospedagem de site. Acompanhe!

 

Tipos de hospedagem

 

Existem basicamente 4 tipos de hospedagem no mercado, que oferecem condições e valores diferentes. Confira a seguir um breve resumo sobre cada uma delas:

 

1 – Hospedagem compartilhada

 

Essa é a hospedagem mais utilizada no mercado. Neste modelo, diversos sites compartilham o mesmo servidor, o que possibilita que os preços sejam menores. Entre os tipos de hospedagem, é o que pode apresentar mais quedas e lentidões (de acordo com o plano escolhido e o tamanho do seu negócio).

 

2 – Servidor dedicado

 

Diferente da hospedagem compartilhada, nesse modelo o servidor fica 100% dedicado ao seu site, o que evita quedas, lentidões e outros problemas. Por oferecer maior segurança, customização e flexibilidade, é o modelo mais caro do mercado.

 

3 – Servidor virtual (VPS)

 

A sigla VPS significa Virtual Private Server (Servidor Virtual Privado). Esse modelo oferece uma “mistura” das hospedagens compartilhada e dedicada. Nele, ao mesmo tempo em que os sites compartilham um único servidor, esse compartilhamento é feito em um ambiente virtual.

O número de sites dividindo o mesmo espaço também não é tão grande como na hospedagem compartilhada, o que oferece um desempenho um pouco melhor para o site.

 

4 – Hospedagem gerenciada

 

Esse conceito é novo no mercado, e consiste em um serviço que une hospedagem e consultoria. A empresa vai identificar quais são as características do seu negócio e criar um servidor que atenda a todas as suas necessidades.

 

Espaço em disco

 

O espaço em disco determina o volume de informações que você poderá incluir no seu site. Quanto maior a capacidade, mais caro será o plano. Caso você pretenda acrescentar conteúdo com frequência ou também utilize o e-mail no servidor, é interessante escolher um modelo que tenha boa capacidade de armazenamento. O mercado costuma oferecer um espaço em disco que pode variar entre 5 GB até os modelos ilimitados.

 

Volume de tráfego

 

Assim como o armazenamento de informações, o volume de tráfego também é estipulado nos planos de hospedagem. Toda atividade que o consumidor realiza no seu site gera um volume de dados, que é cobrado pela empresa responsável pelo servidor.

 

Funciona da mesma forma que os pacotes de internet das operadoras de celular. Caso você utilize todo os dados adquiridos, a navegação fica prejudicada, não é mesmo? Pode acontecer a mesma coisa em um site com pouco volume de tráfego disponível. No caso da hospedagem, os valores são determinados de acordo com a disponibilidade de dados no site, que pode variar entre 5 GB até planos ilimitados.

 

Serviços adicionais

Existem alguns serviços adicionais que também podem influenciar o custo de uma hospedagem de site. Confira a seguir alguns exemplos:

 

  • Número de contas de e-mail disponibilizadas;
  • Possibilidade de adicionar mais espaço de disco ao longo do tempo;
  • Registro do domínio;
  • Inclusão de certificado de segurança (SSL).

As empresas de hospedagem de site oferecem opções que atendem a todo tipo de negócio. Para fazer a melhor escolha, é fundamental identificar quais são as suas necessidades a curto e médio prazo. Neste artigo, explicamos porque o custo de uma hospedagem de site varia tanto.

 

Gostou do conteúdo? Siga-nos no Facebook e fique por dentro das novidades no blog.

Tagged: , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *