16/11/2017 Equipe Dotcon

Por que devo investir em um site responsivo?

site responsivo

Você sabia que a maior parte dos acessos à internet no Brasil são feitos por meio do smartphone? Com o avanço da tecnologia e a popularização desse dispositivo móvel, é possível navegar por um site em qualquer lugar, seja na rua, na fila do banco, no transporte público, etc.

Apesar dessa nova realidade, muitas empresas ainda não disponibilizam esse canal online adaptado para o mobile. Para oferecer uma boa navegação ao consumidor, é necessário que o site seja responsivo. Neste artigo, vamos explicar esse conceito e quais são as suas vantagens. Acompanhe!

O que é um site responsivo?

 

Trata-se de um site que se adapta a todos os tamanhos de tela sem perder a qualidade de navegação. Um site não responsivo possui um layout fixo, ou seja, que apresenta a mesma dimensão independentemente do dispositivo utilizado para visualização. Essa característica prejudica a utilização no smartphone, já que o site geralmente é desenvolvido para ser visualizado com qualidade apenas no PC.

 

Quais são as vantagens de um site responsivo?

 

Agora que você já sabe o que é um site responsivo, confira suas principais vantagens:

Melhora a experiência do usuário

 

As pessoas possuem um forte hábito de pesquisa na internet, e utilizam principalmente o smartphone para buscar informações. Investir em um layout responsivo é uma forma de facilitar o contato do consumidor com a empresa.

 

Ele deixa a navegação mais fácil por permitir que a página seja carregada rapidamente em qualquer dispositivo móvel, além de distribuir os elementos (imagens, links, vídeos e conteúdo) de uma maneira mais organizada. Um layout responsivo também pode deixar o texto mais escaneável, ou seja, com a leitura mais fluída. Essa característica facilita o consumo das informações.

Destaca o site nas buscas no Google

 

É muito importante que um site apareça bem posicionado nas buscas no Google. Além de técnicas de SEO e campanhas no Google Adwords, investir em um layout responsivo é outro fator importante para ter um bom resultado. Desde 2015, o Google passou a “esconder” sites que não possuem essa característica de suas buscas realizadas via mobile. Ou seja, se o seu site não é responsivo, seu tráfego de acessos pode ser prejudicado.

 

Aumenta a velocidade do site

 

Um site não responsivo costuma demorar para carregar em dispositivos móveis, prejudicando a experiência do usuário e fazendo com que ele procure a concorrência. Ao investir em um layout responsivo, a navegação fica muito mais rápida, diminuindo a taxa de rejeição.

Facilita o compartilhamento

 

O avanço das redes sociais e dos dispositivos de conversas instantâneas facilitou a interação entre as pessoas. Compartilhar informações tornou-se algo rápido e que pode ser incentivado se o site é responsivo. Dessa forma, é possível aumentar o alcance da empresa e, consequentemente, das vendas.

 

O uso dos dispositivos móveis é uma realidade e não se preparar para oferecer um site adaptado para o mobile pode prejudicar o seu negócio. Neste artigo, explicamos o que é um site responsivo e quais as vantagens dessa estratégia.

 

Gostou do conteúdo? Aproveite para conferir também como funciona a hospedagem de um site.

Tagged: , , , ,

Comentário (1)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *