02/11/2017 Equipe Dotcon

Quais são os tipos de plataforma de e-commerce?

Plataforma de e-commerce

Uma plataforma de e-commerce é o sistema onde se desenvolve uma loja virtual. É nele que o lojista faz todo o gerenciamento do negócio, como o controle do estoque, recebimento dos pedidos, acompanhamento das entregas, entre outros processos.

Existem no mercado diversos tipos de plataforma, que variam de acordo com a forma de desenvolvimento, funcionalidades disponíveis e perspectivas do negócio. Nesse artigo, vamos falar sobre cada uma delas e dar algumas dicas para fazer a melhor escolha. Boa leitura!

Low End

 

Uma plataforma Low End é um modelo pago em que a empresa oferece um sistema pronto e customizável para o lojista. Ela geralmente possui layouts personalizáveis, funcionalidades de SEO, entre outros recursos importantes. Por não exigir muitos conhecimentos técnicos na sua utilização, uma plataforma Low End pode apresentar algumas limitações.

 

Esse modelo é indicado para pequenos e médios lojistas, já que seu investimento inicial é baixo. Além disso, todo o gerenciamento pode ser feito pelo próprio usuário, sem a necessidade de um programador. O pagamento costuma ser mensal, como um aluguel.

 

Open Source

 

Durante suas pesquisas, você deve ter se deparado com uma opção muito atraente: as plataformas gratuitas. É sobre elas que vamos falar agora. Uma ferramenta Open Source é desenvolvida por programadores que disponibilizam o código fonte gratuitamente na internet.

 

Esses códigos são abertos, ou seja, qualquer pessoa que possua conhecimento técnico pode alterá-los, customizando a loja virtual da maneira que o lojista quiser. Também é possível incluir vários pluggins, que são programas que tornam a plataforma ainda mais completa.

A escolha pelo modelo Open Source exige um alto nível de conhecimento técnico, pois seu desenvolvimento é muito complexo. Dessa forma, apesar de ter o código gratuito, a implantação da loja pode exigir um investimento alto, já que é necessário contar com ajuda especializada.

 

High End

O modelo High End é o mais avançado do mercado. Com essa plataforma, é possível criar uma loja virtual do zero, 100% customizável de acordo com as necessidades do lojista. Ela também é multicanal, ou seja, possibilita vender por meio de qualquer dispositivo móvel, além de poder receber várias extensões e recursos.

 

Essa capacidade de expansão permite que a plataforma evolua ao longo do tempo, ajudando no crescimento do e-commerce. A desvantagem desse modelo é o alto custo, além da necessidade de uma equipe especializada para fazer todos os ajustes e manutenções necessárias.

 

Afinal, como escolher a melhor plataforma de e-commerce?

 

Essa pergunta não é fácil de ser respondida, afinal, somente cada lojista conhece seu negócio e suas projeções para o futuro. É importante destacar que durante a existência de uma loja virtual, é comum que ocorra migrações entre plataformas de acordo com o crescimento do negócio. Confira a seguir alguns fatores importantes que devem ser analisados no momento da escolha:

 

  • Histórico da empresa;
  • Clientes que já são atendidos;
  • O capital disponível no momento;
  • O percentual do faturamento que será dedicado a manutenção da plataforma;
  • Funcionalidades disponíveis na ferramenta;
  • Suporte oferecido pela empresa.

Escolher uma boa plataforma de e-commerce é o primeiro passo para garantir o sucesso da sua loja virtual. Esse sistema vai fazer parte do seu dia a dia e pode impactar diretamente em seus resultados, por isso, identifique qual a melhor opção dentro dos seus objetivos. Neste artigo, explicamos quais são os tipos de plataforma e como fazer a melhor escolha.

 

Ainda tem alguma dúvida sobre o assunto? Compartilhe com a gente nos comentários!

 

Tagged: , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *