30/03/2018 Equipe Dotcon

Qual a frequência ideal para enviar e-mails marketing?

Definir a frequência ideal para enviar e-mails marketing é uma das principais estratégias de comunicação da empresa. É fundamental encontrar o equilíbrio entre a sua necessidade de informar os seus clientes e a vontade deles em receber essas informações. Caso contrário, você pode perder péssimas oportunidades de divulgar os seus serviços ou, por outro lado, dar a péssima impressão de ser um spammer.

Antes de mais nada, é preciso compreender que cada negócio deve traçar a estratégia mais eficaz, a depender do seu nicho de mercado, produtos e tamanho da empresa. Entretanto, existem diretrizes gerais, que podem ser seguidas inicialmente e, conforme os resultados obtidos, serem lapidadas para encontrar a frequência ideal para enviar e-mails marketing.

 

Faça um calendário de conteúdo

De nada adianta decidir a frequência dos seus envios se você não conseguir produzir conteúdo suficiente para essa demanda. Por isso, planeje com antecedência o que você gostaria de enviar para os seus clientes.

Lembre-se: promoções são muito interessantes, mas não abuse da publicidade. É recomendado expandir o seu conteúdo e evitar a propaganda ostensiva. O cliente deve se manter interessado em receber seus e-mails e pode ser enfadonho ter a caixa de entrada abarrotada de publicidade. Leia também o nosso artigo sobre como não transformar seu e-mail marketing em spam.

Descubra a frequência ideal para enviar e-mails marketing

Cada empresa irá descobrir com qual frequência seu público prefere receber e-mails. Por isso, o mais seguro é testar sua audiência, começando a enviar conteúdo uma vez na semana.

Essa é a frequência mais comum, mas pode ser que os seus clientes desejem receber mais ou menos conteúdo. Faça alterações no seu cronograma de acordo com os resultados de engajamento, cliques e geração de leads. Também fique atento à quantidade de cancelamentos na sua lista de disparo: ela pode ser um indicador que você está sendo mais invasivo que o necessário.

Defina as datas e hora de envio

Como toda estratégia de comunicação, essa é uma etapa que precisa ser ajustada conforme os resultados iniciais. Pesquisas indicam que os e-mails recebidos de terça a quinta-feira, das 9h às 18h, têm a melhor taxa de leitura. Mas essa não é uma regra para todos os negócios.

Dependendo do tipo de conteúdo e do perfil do seu cliente, esses dias e horas podem ser completamente diferentes. Lembre-se que é importante sincronizar o seu e-mail com a probabilidade dele ser útil para o seu cliente. A conversão é maior quando o e-mail é enviado no momento em que ele esteja mais propenso a consumir os seus serviços. Por isso, esteja sempre atento aos relatórios dos seus e-mail marketings e invista em pesquisar o que o seu público deseja.

Como a Dotcon pode me ajudar?

Todas as nossas plataformas são integradas com sistemas de e-mail marketing, facilitando a captação de e-mails e o envio de seu conteúdo. Essas ferramentas organizam seus contatos em listas e possibilitam a segmentação dos e-mails cadastrados por nichos de interesse. Conheça mais as nossas soluções de interação com seu público!

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