25/10/2017 Equipe Dotcon

Qual a importância do SEO para loja virtual?

Fazer uma loja virtual se destacar em meio à concorrência é um desafio para todo lojista. São vários detalhes que devem ser levados em conta para atrair o consumidor, mas existe uma estratégia que pode melhorar o posicionamento do seu site com um baixo investimento. Neste artigo, vamos falar sobre a importância do SEO para loja virtual e dar algumas dicas de como utilizar essa técnica. Acompanhe!

O que é SEO?

 

Trata-se da abreviação do termo Search Engine Optimization (otimização de sites). Explicando de maneira simples, o SEO é um conjunto de ações que são realizadas em um site com o objetivo de torná-lo mais amigável para o Google. Ao considerar que o seu site apresenta um conteúdo relevante, os algoritmos do buscador vão melhorar o seu posicionamento nas pesquisas, atraindo mais tráfego para a sua loja virtual.

 

Por que o SEO é importante para uma loja virtual?

 

Entre 2015 e 2016, houve um crescimento de 21% no número de lojas virtuais no Brasil, de acordo com um levantamento da BigDataCorp. Esse dado mostra como a concorrência nesse segmento cresce em um ritmo muito rápido. Para se destacar, é interessante aparecer bem posicionado no Google.

 

A criação de anúncios no Google Adwords é uma das opções para quem quer atrair consumidores no buscador. Esse resultado é conhecido como tráfego pago e, como o próprio nome diz, exige um investimento financeiro. O SEO é uma estratégia que estimula o tráfego orgânico, ou seja, que chega “naturalmente” ao seu site, sem a necessidade de criar anúncios. Aparecer de forma orgânica no Google também traz credibilidade para a sua loja virtual, pois mostra que o site é relevante.

Como utilizar o SEO na minha loja virtual?

 

Agora que você conferiu a importância dessa estratégia, veja algumas das técnicas mais comuns de SEO para loja virtual:

 

Tenha um site responsivo

 

De acordo com o IBGE, o uso do smartphone para o acesso à internet já ultrapassou a utilização de PC’s. Um site responsivo é aquele que se adapta a todo tipo de tela sem perder a qualidade, seja PC, notebook, smartphone ou tablet. Se a sua loja virtual não é adaptada para dispositivos móveis, ela não aparece bem posicionada nas buscas do Google feitas pelo celular. Por isso, investir em um e-commerce responsivo é fundamental para atrair o consumidor durante suas pesquisas.

 

Inclua palavras-chave na descrição dos produtos

Uma palavra-chave é o termo que o consumidor vai utilizar na hora de buscar o que ele deseja na internet, seja uma informação, produto, etc. A descrição dos produtos é muito importante para passar confiança ao seu público-alvo, mas ela possui outra função muito importante para a loja virtual.

 

Por meio desse texto você pode aplicar umas das técnicas mais conhecidas de SEO: o uso de palavras-chave no site (conhecidas também como tags). Ao criar a descrição de um tênis de corrida da marca X, por exemplo, procure incluir no mínimo 2 vezes o termo “tênis de corrida” (além do título). Quanto mais completa a descrição estiver, mais chances ela tem de aparecer em destaque nas buscas.

Inclua tags nas imagens

 

As tags não são exclusividades dos textos, elas podem (e devem) ser incluídas também nas imagens. Nesse caso, utiliza-se uma técnica conhecida como Alt Tex, que é a abreviação do termo Alternative Text (Texto Alternativo). Ela consiste em fazer uma descrição dos elementos visuais de uma imagem e incluí-la diretamente na plataforma de e-commerce (caso exista o campo Alt Tex) ou por meio do código HTML ‘alt=”descrição”’.

É importante diferenciar o nome e a descrição de uma imagem. Para não confundir, veja o exemplo abaixo, relacionado a um sofá:

 

Nome: sofá branco

Alt Text: Sofá branco da marca x feito de material Y

 

Atrair o consumidor por meio do Google é uma das maneiras mais eficazes de converter vendas. Para que seu e-commerce se destaque da concorrência, é importante investir em melhorias constantes, tanto da parte visual como da sua estrutura. Neste artigo, mostramos a importância do SEO para loja virtual e algumas dicas básicas de como utilizá-lo.

 

Gostou do conteúdo? Siga-nos no Facebook e fique por dentro das novidades do blog.

 

Tagged: , , ,

Comentário (1)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *