03/05/2018 Equipe Dotcon

Segurança: Preciso mudar as senhas de acesso?

Embora a maioria das pessoas saiba a importância das senhas na internet, ainda existem pessoas que não se preocupam com essa proteção. Dentre as principais falhas, estão o hábito de não mudar as senhas de acesso em diferentes serviços online e a frequência dessa mudança.

Em uma pesquisa recente, com mais de 2.000 pessoas ao redor do mundo, isso ficou bem claro. Mais de 90% dos entrevistados alegam conhecer as melhores práticas de segurança com relação aos passwords, mas apenas uma minoria implementa as diretrizes. Conheça algumas dicas para mudar as senhas para melhor e ter muito mais segurança.

Não se esqueça do seu código!


Boas senhas devem ser fáceis de lembrar. Entretanto, é fundamental evitar combinações óbvias, como seu nome ou apelido, datas óbvias (como o seu aniversário), ou mesmo palavras completas, em qualquer idioma.

Isso porque os hackers possuem dicionários em diversas línguas para tentar invadir contas ao redor do mundo. Por isso, tente criar códigos que sejam fáceis de memorizar sem cair no óbvio.

Em alguns casos, a memorização acaba sendo feita automaticamente, de tanto escrever a senha. Entretanto, lembre-se que se você precisar preencher a sua senha em dispositivos mobile, a memória muscular pode te deixar na mão!

Combine letras e números


Ao misturar caracteres randomicamente, as chances de invasão diminuem. A dica é combinar números, caracteres especiais e ainda letras maiúsculas e minúsculas, diminuindo ainda mais os riscos.

Para tornar menor as chances de se esquecer, é possível substituir algumas letras por números e criar senhas fortes das quais você não irá se esquecer. Você pode substituir a combinação “senhaforte” para “[email protected]”, por exemplo. Deixe a sua criatividade te ajudar.

Escolha senhas mais longas


Quanto mais caracteres tiver o seu código, mais seguro você estará. Especialistas garantem que senhas fortes tem no mínimo 8 caracteres. Ao aumentar a quantidade de letras da sua combinação secreta, você aumenta milhares de vezes as probabilidades da sua senha e diminui as chances de invasão.

Lembre-se de mudar as senhas de acesso


Você deve alterar seus códigos de tempos em tempos. Algumas diretrizes de segurança sinalizam que o ideal seria alterar mudar as senhas de acesso a cada 6 meses. Para alguns serviços, em que o hacker pode invadir em silêncio e sem rastros, como e-mails e serviços de mensagens instantâneas, esse intervalo de trocas pode ser ainda menor.

Além da frequência de mudar as senhas, você deve estar atento para usar diferentes senhas, em diferentes serviços. Isso evita que, caso alguém consiga invadir alguma conta sua, essa pessoa tenha acesso a diferentes outros serviços com o mesmo código. A orientação é usar uma senha única para contas mais importantes, como o e-mail, as mídias sociais e, sobretudo, o seu banco online.

Outras orientações


Além de criar um bom password e alterá-lo com frequência, você pode se proteger de outras formas. Não compartilhar suas senhas com ninguém, nem salvá-las em computadores compartilhados é a principal dica para quem quer mais segurança no acesso.

Você também pode implementar a autenticação em dois fatores, diminuindo os riscos de alguém acessar suas contas caso descubra suas senhas. A maioria dos serviços combina o login com o envio de um SMS, ou de um e-mail de confirmação, por exemplo.

Como a Dotcon pode me ajudar?

Nós estamos sempre atentos para fornecer os serviços mais seguros e protegidos para nossos clientes. Todas as nossas plataformas e servidores recebem muita atenção nas configurações de privacidade e segurança. Isso significa muito mais conforto e tranquilidade para você! Venha conhecer a nossa forma de fazer tecnologia!

 

 

 

 

Tagged: , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *