20/12/2017 Equipe Dotcon

Site ou blog: qual a melhor opção para divulgar meu negócio?

site-ou-blog

A internet é a maior vitrine para a divulgação de produtos/serviços, afinal, seu poder de alcance é ilimitado. Diante desse contexto, sites e blogs são canais usados a muito tempo por profissionais que desejam divulgar seus negócios.

Apesar de muito parecidas, as duas opções possuem características distintas. Além das funcionalidades, layout e investimento financeiro, uma das grandes diferenças está na finalidade de cada canal. Ainda não decidiu se a melhor opção para você é site ou blog? Não se preocupe, nesse artigo, vamos trazer um resumo sobre as particularidades de cada um. Acompanhe!

 

Qual é a diferença entre site e blog?

 

Antes de detalhar os dois canais, vale a pena informar que existem vários tipos de site, como os portais, as lojas virtuais e, inclusive, os blogs. Sim! O blog também é um site, mas como adiantamos no começo do artigo, ele possui alguns objetivos diferentes. Veja a seguir um resumo sobre os dois canais:

 

Site

 

O site funciona como uma espécie de cartão de visita do seu negócio na internet. Nele, é possível incluir seus dados de contato, o resumo do seu trabalho, fotos, vídeos, e outras informações. Antigamente, era necessário investir muito dinheiro e tempo para criar esse canal, mas hoje é possível até mesmo criar um site sozinho.

 

Sobre o investimento financeiro, existem opções gratuitas e pagas. Caso a ideia seja criar um site com layout personalizado e domínio próprio, é necessário contratar um serviço de hospedagem. Os valores variam muito, de acordo com o tipo de serviço escolhido e as necessidades do negócio.

 

Blog

 

O blog, assim como o site, é um endereço com um conjunto de páginas que permite incluir informações, fotos, vídeos, entre outros dados. A primeira diferença entre os dois é a forma como o conteúdo é publicado. Enquanto o site funciona como uma espécie de catálogo dos seus produtos/serviços, o blog exige uma atualização constante.

 

Uma das principais características desse canal é que ele serve para compartilhar informações que podem ser interessantes para determinado público. Ter um blog exige o compromisso de mantê-lo sempre atualizado, caso contrário, pode passar uma má impressão para o consumidor. Uma das vantagens é em relação aos valores, já que é possível criar esse canal gratuitamente em poucos minutos.

 

Qual é a melhor opção para o meu negócio?

 

Afinal, o que vale mais a pena: ter um site ou blog? Caso a ideia seja passar uma imagem profissional, o ideal é criar um site. Esse canal permite divulgar seus produtos/serviços sem a necessidade de mantê-lo atualizado constantemente, como acontece com o blog. Além disso, ao investir em um domínio e na hospedagem, é possível criar um site personalizado, que vai te destacar da concorrência.

 

Ter um blog por si só pode não ser tão vantajoso, mas uma estratégia muito utilizada no mercado é incluí-lo dentro do site. Essa é uma forma de oferecer conteúdo relevante ao seu público-alvo, trazendo mais credibilidade para o negócio e ajudando no SEO.

 

A escolha entre site ou blog pode ser bem simples, basta que você tenha em mente os valores que pode investir, o tempo disponível para atualização e os objetivos do seu negócio. Nesse artigo, explicamos as principais características dos dois canais é qual é a melhor escolha para o seu negócio.

 

Gostou do conteúdo? Aproveite para conferir também a importância de um site responsivo.

Tagged: , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *